A obsessão deste microgênero pela estética retrô decadente dos anos 80, 90 e começo dos 00 está cada vez mais vindo para o mainstream.

Para muitos, o vaporwave, ou webpunk como também é chamado, é uma derivação do seapunk – outro gênero originado da subcultura do tumblr.
Performance inspirada em seapunk de Rihanna que ajudou a trazer o estilo ao mainstream (deixando muitos hipsters chateadíssimos).
O mais interessante é que o gênero nasceu como meme e como uma forma irônica de encarar o crescimento da quantidade de informação e propaganda que nos é atirada todos os dias.
A imagem vaporwave faz ode aos gifs que usávamos no começo da internet, como em sites do extintoGeocities, à identidade visual da antiga MTV, aos comerciais e propagandas típicos da emergente cultura pop tecnológica dos anos 80, aos primórdios do videogame, etc..
Na música, o vaporwave soa como uma mistura de música de elevador e trilha branca de comerciais comnew wave com smooth jazz com electro com samples de hits dos anos 80 com cultura pop oriental… É difícil descrever, mas fica fácil ouvir.

Para muitos, os lançamentos que iniciaram o movimento vaporwave foram os álbuns Chuck Person's Eccojams Vol. 1, de Daniel Lopatin e Far Side Virtual de James Ferraro, ambos de 2010; porém o álbumMusic for supermarket da banda japonesa BEST MUSIC, lançado em 2007, pode ser considerado um exemplo do que o vaporwave viria a se tornar nos anos seguintes.
Geralmente, as composições vapor têm como característica principal o sample, ou seja, trecho de outra música já existente incorporado para criar uma nova – e no caso, trechos em velocidade reduzida ao máximo, para dar o feeling creepy e chill sempre associado ao vaporwave.
Bandcamp, 4chan, tumblr e Soundcloud são alguns dos meios mais populares entre os artistas para divulgarem seus trabalhos, por muitas vezes vendidos até em cópias de fita cassete.
Selecionamos várias jams do estilo pra você ficar de boa e dar uma viajada nos sons, dá o play. Lembrando que a maioria dos álbuns das músicas abaixo podem ser ouvidos na íntegra no YouTube, basta uma busca rápida :).
MACINTOSH PLUS - ECCOと悪寒ダイビング
O álbum Floral Shoppe, de MACINTOSH PLUS é considerado um dos mais conhecidos da cena.
James Ferraro - Global Lunch
Do álbum de 2010, Farside Virtual.
2814 - 恢复
Projeto colaborativo entre Hong Kong Express e t e l e p a t h テレパシー能力者 -.
Especia - くるかな
Grupo de J-Pop voltado para o vaporwave. Por ser mais pop, aqui temos músicas sem samples e com vocais.
unitr∆_∆udio- GO!
Artista polonês. Aqui o som e visual vaporwave se misturam ao chill trap.
death's dynamic shroud.wmv - 내 마음은 떨고
Do álbum I'll Try Living Like This, considerado um dos melhores álbuns de 2015 pela revista britânica Fact.
BLΛNK BΛNSΗΣΣ - ECO ZONES
Muitos já consideram BLANK BANSHEE como "post-vaporwave".
Seiho - 3D printer
Produtor japonês com batidas mais fortes.
G.RINA - Utsusemi
G.RINA começou como DJ nas baladas do Japão e hoje tem uma carreira de cantora baseada no estilo vaporwave.
Daniel Lopatin - A3
Do álbum Chuck Person's Eccojams Vol.1.
Donovan Hikaru - Hotel Lobby / Afternoon Nap
Donovan faz menos uso de samples em suas composições.

Nenhum comentário:
Postar um comentário