Lentilha tem tudo a ver com a ceia de ano novo, não é mesmo? Foi pensando nisso que hoje eu resolvi compartilhar uma receita pra lá de saborosa e que pode ser o prato principal da sua ceia, principalmente se você não come ou está evitando comer carne.

Além de lentilha, o assado leva cogumelos na massa e é servido com um molho de tomate preparado de um jeito diferenciado. Assista ao tutorial no vídeo!
Receita
Assado:
250 g de lentilhas
1/2 xícara de vinho tinto seco
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher (chá) de alecrim
1/2 xícara de shoyu
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
1/4 xícara de cheiro verde picado
1 xícara de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de azeite
100 g de cogumelos paris frescos
50 g de shimeji
Sal a gosto
Óleo para untar
Molho ''coulis'' de tomate:
8 tomates maduros
2 folhas de louro
2 colheres (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (sopa) de suco de limão
Preparo
Deixe a lentilha de molho no vinho com 1 xícara de água quente. Junte a cebola cortada em 6, os dentes de alho, as folhas de louro e o alecrim por cerca de 1 hora. Leve ao fogo e cozinhe até que o caldo seque e as lentilhas estejam macias. Se necessário, acrescente mais água. Processe a lentilha cozida com os temperos, adicione o shoyu, o sal, a pimenta e o cheiro-verde, obtendo uma massa uniforme. Transfira para uma vasilha, junte a aveia e reserve.
Refogue os cogumelos no azeite por 5 minutos, retire do fogo, pique e junte-os à massa de lentilhas. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada com óleo e asse em banho-maria, em forno pré-aquecido a 200º C por 50 minutos. Enquanto isso, prepare o molho coulis: pique os tomates, coloque-os em uma panela, adicione 1/2 xícara de água e todos os demais ingredientes. Cozinhe em fogo baixo até que os tomates derretam e depois passe por uma peneira, apertando com o dorso de uma colher. Sirva sobre o assado de lentilhas.

Essa receita foi adaptada do site ''Cantinho Vegetariano'', mas nesta versão optei por utilizar shimeji ao invés de shitaki. Tanto um, quanto outro combinam muito bem com o assado e intensificam o sabor do prato que pode ser servido acompanhado de salada de folhas verdes.
Que tal começar 2016 com uma alimentação mais saudável e sem carne? Bom apetite! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário